Seja bem vindo à nossa categoria de Cibersegurança
Nesta Categoria, poderá ficar a saber o que é a Cibersegurança e para que serve. CiberSecurity é o termo que se dá em Inglês ao nome Cibersegurança, que é exatamente a mesma coisa.
A Cibersegurança é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas. O termo é aplicável a uma variedade de contextos, desde negócios até computação móvel, e pode ser dividido em algumas categorias comuns.
Segurança de rede é a prática de proteger uma rede de computadores contra intrusos, sejam eles invasores direcionados ou malware oportunista.
Segurança de aplicativos foca em manter o software e os dispositivos livres de ameaças. Um aplicativo comprometido pode fornecer acesso aos dados que pretende proteger. O sucesso da segurança começa na fase de projeto, bem antes de um programa ou dispositivo ser implantado.
Segurança de informações protege a integridade e a privacidade dos dados, tanto no armazenamento como em trânsito.
Segurança operacional inclui os processos e decisões para tratamento e proteção dos arquivos com dados. As permissões que os usuários têm ao acessar uma rede e os procedimentos que determinam como e onde os dados podem ser armazenados ou compartilhados se enquadram nesta categoria.
Recuperação de desastres e continuidade dos negócios, definem como uma organização responde a um incidente de cibersegurança ou qualquer outro evento que cause a perda de operações ou dados. As políticas de recuperação de desastres ditam como a organização restaura suas operações e informações para retornar à mesma capacidade operacional de antes do evento. A continuidade dos negócios é o plano ao qual a organização recorre ao tentar operar sem determinados recursos.
Educação do usuário final, aborda o fator de cibersegurança mais imprevisível: as pessoas. Qualquer pessoa pode introduzir acidentalmente um vírus em um sistema seguro se deixar de seguir as práticas recomendadas de segurança. Ensinar os usuários a excluir anexos suspeitos de e-mail, não conectar unidades USB não identificadas e várias outras lições importantes é vital para a segurança de qualquer organização.
Saiba que pode contar connosco para implementar todas as nornas e Regras da Lei Comunitária NIS 2. Estamos aptos a ajuda-lo a cumprir todas as normas e a ter a sua empresa segura.
Evite as COIMAS PESADAS para quem não cumprir.
O que é a NIS 2?
A NIS 2 é uma diretiva europeia que visa melhorar a cibersegurança em todos os estados membros da UE e com o objetivo de estabelecer requisitos mínimos para a cibersegurança das infraestruturas críticas. Esta diretiva foi criada para enfrentar as ameaças emergentes da cibersegurança, e acima de tudo, proteger a infraestrutura crítica e os serviços essenciais contra ataques provenientes do ciberespaço. A NIS 2 estabelece requisitos de segurança mais rigorosos em comparação com a NIS 1 e expande também o âmbito das organizações que precisam cumprir essas normas.
Através da sua implementação a 17 de outubro de 2024, a Comissão Europeia pretende melhorar o nível de cibersegurança na União Europeia e fortalecer acima de tudo a cooperação internacional no combate aos ciberataques.
A NIS2 está em vigor desde 16 de janeiro de 2023, e os Estados-Membros devem inserir a diretiva na legislação nacional até à da de implementação. Com isto, cerca de 160.000 entidades serão reforçadas do ponto de vista estratégico de cibersegurança e tornando a Europa um lugar seguro para viver e trabalhar. Esta diretiva tem também como objetivo a partilha de informações com o setor privado e parceiros em todo o mundo. Para além de uma diretiva está também em causa a normalização de todo o processo de cibersegurança das empresas a nível europeu.
Se tiver alguma dúvida, ou precisar de mais informação não hesite em falar connosco!
Esperamos que tenha boa navegação.
Siga-nos